Domingo rolou, simultaneamente, no Rio e em São Paulo o lançamento de New Super Mario Bros Wii, promovido pela Latamel. No Rio o evento aconteceu no hotel Caesar Business, em Botafogo e atraiu jogadores de todas as idades, ansiosos para pôr as mãos no novo jogo do encanador bigodudo.

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Os Brindes

Quem se registrou pelo telefone (o número no post anterior) e chegou por lá antes das 14:00 levou de brinde um boné e uma camiseta, além de um chaveiro (bem pobre) do jogo. Todos os presentes puderam se inscrever para o sorteio de 01 Nintendo Wii. Infelizmente o sorteio não foi feito no local. Informaram que o ganhador será avisado por e-mail e o prêmio entregue em casa. Alguém aí recebeu o e-mail?

Agora falando do jogo em sí. Pelo que pude jogar esse é o típico game do Mario ao qual já estamos acostumados: scroll lateral, pegue os power ups, pule na cabeça dos inimigos, passe de fase, comemore.

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A diferença, todo mundo já sabia, fica por conta do “cooperativo”. Assim mesmo, entre aspas. Os quatro jogadores jogam na mesma tela e a idéia e que haja uma cooperação para avançar pelas fases. O problema é que na prática o que temos é uma bagunça tremenda.

Você poderá jogar com Mario, Luigi ou um dos Toads disponíveis (um azul e um amarelo). Os problemas são os mais variados, como o frequente roubo de power-ups, ou algum retardatário ficando preso na tela, enquanto os outros se apressam na frente. Comum também será você xingar o companheiro ao lado depois de ter uma morte ridícula caindo em um precipício, não por erro seu, já que, provavelmente você tinha impulso o bastante para executar o salto com perfeição, mas sim porque algum sacana resolveu que pular na cabeça de seu personagem seria bacana naquele momento, fazendo com que você, inocentemente, caia como um belo pacote de bosta.

É só a fase começar e o pandemônio se instaura na tela de tal maneira que até você será tentado a sacanear alguém vez ou outra.

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Quando alguém perde uma vida ele retorna a tela envolto em uma bolha, semelhante ao que acontecia com Baby Mario em Yoshi Island. A única coisa que se pode fazer nessas horas é chacoalhar o Wii mote fazendo com que a bolha flutue naquela direção. O personagem fica flutuando pela tela até que algum companheiro encoste nele, rompendo a bolha e o trazendo de volta. Ainda é possível entrar na bolha propositalmente apertando o botão A . Essa ação é bastante útil para escapar de abismos, espinhos e outras armadilhas.

O jogo termina quando todos os jogadores estão presos em suas bolhas e não há ninguém para os libertar de lá, ou quando suas vidas acabarem. Todos voltam para a tela de mapa e recomeçam a fase desde o início, isso se você não chegou até a bandeirinha esperta que serve de checkpoint localizada bem no meio de cada fase. No multiplayer os continues são infinitos, já no modo single player não sei como acontece.

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Os gráficos ficaram bem bonitos, com os cenários e os personagens em 3D, mas a movimentação lateral, como em New Super Mario Bros, para o DS. Tudo muito colorido e sorridente, como era de se esperar. Mas apesar de todo esse avanço tecnológico há momentos bem nostálgicos no jogo, como algumas músicas e sons dos primeiros games do Mario. Até mesmo aquela bandeira que sinaliza o final da fase está presente aqui, representando o ápice da nostalgia. Os cenários lembram bastante as aventuras anteriores de Mario, provando que a Nintendo preferiu reciclar várias coisas neste jogo.

O direcional movimenta o personagem, enquanto o botão 1 corre e 2 pula. O Botão A faz com que você entre na bolha. O Wii mote permanece parado durante boa parte da jogatina exceto em raros momentos, como quando você pega a fantasia de helicóptero(?) e deve chacoalhar o controle como um tarado para dar um voo bem suspeito pela fase.

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Mais do mesmo. Não que isso seja ruim.

Na prática, New Super Mario Bros Wii é mais do mesmo e pode te deixar bem frustrado se você esperava por grandes novidades. O foco aqui é o multiplayer e se quiser aproveitar completamente o jogo é bom estar preparado para se estressar bastante até que todos aprendam a cooperar em busca de um objetivo em comum. Apesar disso é uma boa pedida para donos de Nintendo Wii. A dificuldade é mediana, e seu maior problema será mesmo lidar com seus companheiros, que provavelmente serão seus piores inimigos durante o jogo.

Leonardo Marinho é apaixonado por games, viciado em tecnologia e apreciador de todas as formas de entretenimento. Quando possível ele tenta ser gamer, manter o Deu Tilt atualizado e levar uma vida normal. Sua consciência ainda não foi afetada pelas intempéries do tempo e ele aproveita essa façanha para redigir textos coerentes para o Deu Tilt. Ele faz o que pode…

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