Finalmente a SEGA parece estar no caminho certo. É essa a impressão que fica quando se termina de jogar a curta demo de Sonic Generations, disponível até 12 de Julho na Xbox Live americana e Playstation Network. Nela o jogador explora apenas o primeiro ato da famosa Green Hill Zone, de Sonic the Hedgehog (Mega Drive) mas já consegue ter uma boa noção do que o espera quando o jogo final for lançado. Pelo menos no que diz respeito as fases com o Sonic clássico.

Green Hill Zone nunca esteve tão linda e tão viva. O cenário está colorido com cores fortes, o backgroud mais detalhado e tudo está lá como você se lembrava desdes os anos 90, os loopings as piranhas saltitando debaixo das pontes, os caranguejos com lança-projéteis nas patas, os power-ups. Entretanto alguns trechos receberam implementos, como novas molas de propulsão e balanços, mas que em nada comprometem o sentimento de nostalgia do pacote.

O jogo se passa em um 2,5D, onde o backgroud é em 3D, mas a movimentação é lateral, no estilo 2D, com alguns momentos em que o 3D é mais presente, como quando Sonic corre pelos loopings ou passarelas suspensas no ar.

A jogabilidade está de volta às origens de onde nunca devia ter saído. Nada de Homming Attacks, nada de Wisps, nem de espadas, lobisomens e qualquer outra abominação que tenha sido associada ao ouriço. Aqui ele só corre, pula e executa o famoso spin dash (mas pode chamar de rolamento, se preferir), e amém por isso. A única diferença é que, além da maneira tradicional, pressionando para baixo e mais qualquer botão de pulo, agora o spin dash pode ser executado com apenas um botão.

A física do jogo, extremamente importante quando se fala de um game do Sonic, foi feita da maneira correta aqui, diferente do que fizeram com Sonic 4. O pulo e o spin dash estão calibrados de forma que quanto mais forte pressionar o botão maior será o salto e quanto mais tempo pressionando o spin dash mais potente ele será. Nada de bugs quando se tenta passar desacelerando pelos loopings e rampas e também nada de Sonic freiando instantaneamente quando se pressiona a direção oposta à que ele segue.

A trilha sonora é a mesma dos anos 90, mas claro, em alta qualidade. A música do menu inicial da demo é a mesma de Sonic the Hedgehog 2, e o tema de Green Hill também se manteve inalterado tornando impossível não ter um sentimento de nostalgia e saudades enquanto aprecia a demo.

Mas nem tudo está perfeito. Algumas coisas desapontaram. Uma delas é o fato de que quando Sonic está em alta velocidade é praticamente impossível enxergar o que está na sua frente e você sempre descobre tarde demais. As cores do cenário acabam atrapalhando nessas horas, já que tanto Sonic quanto os inimigos terminam por se camuflar meio a todo aquele arco-iris super colorido, fazendo com que você constantemente desacelere pra não bater em algum inimigo e perder seus preciosos anéis.

A duração da demo também deixa a desejar. Para o tamanho do download (644 MB), era de se esperar algo mais do que apenas uma fase. Claro que boa parte do tamanho se dá por conta da opção para televisores 3D, mas disponibilizar pelo menos os 3 atos de Green Hill seria o ideal.

Infelizmente nada se pode dizer quanto às fases com o Sonic atual, já que nenhuma delas está disponível na demo. Mas pelo que vimos em vídeos podemos esperar a mesma jogabilidade de Sonic Colors. O que para uns pode ser uma boa notícia, enquanto para outros já evoque sentimentos de ódio e repulsa.

Sonic Generations vem aí para comemorar o aniversário de 20 anos do ouriço mais famoso dos games e tentar reconquistar a confiança dos fãs e fazer com que mais uma vez Sonic seja sinônimo de qualidade. Os visuais e a trilha sonora receberam melhorias significativas mas o núcleo está intacto com relação aos games dos anos 90. Apesar de curta a demo nos mostra o potencial do game e deixa aquela esperança de que, pelo menos dessa vez, a SEGA possa fazer tudo certo e entregar aos jogadores um bom game do Sonic. Só nos resta torcer e esperar pelo melhor.

Leonardo Marinho é apaixonado por games, viciado em tecnologia e apreciador de todas as formas de entretenimento. Quando possível ele tenta ser gamer, manter o Deu Tilt atualizado e levar uma vida normal. Sua consciência ainda não foi afetada pelas intempéries do tempo e ele aproveita essa façanha para redigir textos coerentes para o Deu Tilt. Ele faz o que pode…

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