Todo gamer brasileiro sabe muito bem que o problema da taxação exagerada que os produtos estrangeiros sofrem ao entrar no país se tornou o verdadeiro vilão para o mercado de games nacional.

Com impostos que, quando somados, chegam a encarecer em até 250% o valor do produto, os games em território tupiniquim se tornaram elitizados devido aos elevados preços, inacessíveis para grande parte da população, fazendo com que as pessoas recorram a pirataria, como forma de obter seus jogos preferidos a um preço mais acessível, fomentando assim o mercado pirata, outro grande problema, não só da indústria dos games, mas de diversas outras áreas do entretenimento. 

O setor de tecnologia da informação também sofria com o mesmo problema até que há alguns anos foi aprovada uma lei que estende os benefícios de redução de impostos para a área. Desde então a informática teve um aumento vertiginoso no Brasil e hoje é possivel encontrar computadores na casa de quase todos os brasileiros. Infelizmente os games são vistos como artigos de luxo as vantagens da redução de impostos não se estende aos jogos eletrônicos.

Mas, pra não dizer que não falei das flores, há nos tramites da Câmara Federal um projeto de lei, criado pelo Sr. Carlito Merss (PT-SC), o qual visa estender os benefícios da redução de impostos da lei nº 8248 de 23 de outubro de 1991 (Vulga Lei da Informática), ao setor de jogos eletrônicos.

O PL 300/07, nome do projeto de lei que pode fazer a grande diferença no setor de games nacional, existe desde 2007 e desde 2008 está parado na Comissão de Financas e tributações, nas mãos do Dep. Antonio Palocci.

Provando que somos uma geração politizada e ativa, e que, acima de tudo, sabemos muito bem utilizar as novas tecnologias em prol de uma causa, foi lançada a campanha “Imposto Justo para os Video Games”, visando finalizar a paralização do projeto de lei e fazer com que o mesmo seja aprovado o mais rápido possível. A idéia consiste em recolher assinaturas no site oficial da campanha, de forma a pressionar os congressistas para a aprovação da PL.

Se você é gamer então não perca tempo, acesse já o site oficial e participe. Será necessário apenas o nome completo e o R.G. Depois de exercer essa pequena dose de cidadania você já pode voltar a dormir mais sossegado.

***

Momento de comemoração aqui no Deu Tilt. Você está lendo o centésimo post deste blog. Foram necessários pouco mais de dois anos de existência para chegarmos a este número. Demorou bastante, eu sei, mas a gente faz o que pode, você me entende, e as coisas fluem normalmente.

Os parabéns são muito bem vindos, não se acanhe, o espaço dos comentários é todo seu.

São 100 posts até agora e que venham muitos outros. Mas faço questão de ter você comigo, leitor querido, para comemorarmos juntos essa e muitas outras conquistas.

Parabéns a mim, ao Deu Tilt e a você, leitor, que fez deste o seu blog de leitura diária, semanal, mensal, e até você que só dá uma passadinha por aqui de vez em quando. Muito obrigado!

E vamos que vamos…

Leonardo Marinho é apaixonado por games, viciado em tecnologia e apreciador de todas as formas de entretenimento. Quando possível ele tenta ser gamer, manter o Deu Tilt atualizado e levar uma vida normal. Sua consciência ainda não foi afetada pelas intempéries do tempo e ele aproveita essa façanha para redigir textos coerentes para o Deu Tilt. Ele faz o que pode…

Twitter YouTube