Feedback em jogos não é apenas o retorno que você tem dos jogadores. É também uma forma de resposta aos comandos deles durante o jogo. É possível até dizer que é a palavra mais importante do desenvolvimento. É essencial que seja bem pensado e que a reação seja sempre a melhor possível.

Começamos com a definição mais comum do feedback: a resposta dos jogadores. Isso inclui desde os primeiros testadores até os jogadores finais. A resposta deles deve ser sempre referência para o continuamento do seu projeto. Se for durante o desenvolvimento, a hora de refinar alguma coisa que parece ser mal feita ou até se surpreender com algo que você não estava tão convencido, mas funciona melhor do que o pensado. Ou, depois do lançamento, que no caso pode ser usado em possíveis patches (atualizações com correções de bugs), DLCs (conteúdo novo para download) ou para seus futuros títulos.

Mas o feedback também é uma mecânica de jogo, como disse no primeiro parágrafo. Cada comando que o jogador executa, deve receber um retorno do jogo de alguma forma que o agrade. Por isso, a coluna sobre testadores foi feita antes, e acima eu relembro um pouco mais desse assunto: você sabe antes o “feedback do seu feedback” (se é possível entender isso). Porém, isso difere de gêneros em gêneros. Jogos com diversos puzzles precisam oferecer uma boa recompensa pela resolução do problema, enquanto MMOs podem ter níveis maior de complexidade, por meio do balanceamento em geral.

Em ambos os casos da definição de feedback em jogos, a autocrítica do desenvolvedor é essencial. Nunca ache que seu produto é perfeito e não tem como melhorar. Seus consumidores são sempre mais inteligentes que você. Mas isso não significa que você é burro. É que são mais pessoas tendo reações contra uma equipe de desenvolvimento que trabalhou bastante tempo no projeto e está extremamente cansada.

Por isso os mods são sempre bem aceitos. Você dá a oportunidade para o consumidor colocar em prática o feedback dele. E agradar sua comunidade é sempre o seu dever como desenvolvedor. E eles gostam de participar do seu projeto de alguma forma. O Kickstarter está fazendo sucesso assim.

Aliás, falando nesse assunto, a atual crítica ao final de Mass Effect 3 é um exemplo. Não joguei ainda, então não posso analisar. Mas pela primeira vez, as pessoas chegaram ao ponto de mostrar o feedback por meio de doações para o Children’s Play. Não pense que as pessoas vão ficar menos agressivas no retorno, e esse é o melhor exemplo. Você só tem que saber como lidar.

Game Designer da Give me Five