Em entrevista nesta quarta-feira (6) ao jornal japonês Asahi Shimbun, Satoru Iwata, o honorável senhor, que é o presidente da Nintendo, revelou detalhes sobre o sucessor do Nintendo DS.

Segundo Iwata, o novo portátil já está em produção, mas ainda não tem data de lançamento definida. Também disse que o sucessor do Nintendo Ds terá gráficos em alta definição e seu diferencial será o uso de sensores que captarão os movimentos dos jogadores. Algo bem parecido com o Project Natal, da Microsoft e o Nintendo Wii, mas em versão portátil, claro.

Aproveitando para deixar os games ainda mais ansiosos, o bom velhinho ainda confirmou a produção de um novo título da franquia “The Legend of Zelda”, para o Nintendo Wii. Ainda sem data de lançamento, o game deve chegar em 2010 e fará uso do Wii MotionPlus, para maior precisão dos movimentos do jogador.

Ainda é cedo para pensar em um sucessor do Nintendo DS? Pode parecer que sim, mas na verdade é uma atitude normal e já esperada. Não há como negar o sucesso do portátil, que vende como água no deserto desde o dia do lançamento da sua primeira versão horrenda, agora apelidada de Phat. Mas há de convir que algum dia um sucessor teria que aparecer. Se não hoje talvez em 2011, ou 2012. Afinal, até mesmo os portáteis não fogem a regra do “ciclo de vida”. A adição de gráficos em alta definição será um bom incremento, acabando de vez com a oposição, que sempre sustenta seus discursos focada na diferença gráfica entre o PSP e DS.

Mas como a Nintendo já aprendeu (da pior maneira, diga-se de passagem) que nem só de belos gráficos vivem os videogames a novidade do sensor de movimentos promete manter a política de inovação da empresa. Só imagino que tal incremento pode se tornar inconveniente, afinal, compramos portáteis para jogar em qualquer lugar. E não consigo imaginar alguém usando o sensor de movimentos em um ônibus, por exemplo. E você?

Bem melhor a Nintendo lançar logo um sucessor do que continuar a lançar versões “atualizadas” do DS. Primeiro o Lite, depois o Dsi, agora o Dsi LL. Já virou sem vergonhice.

Oi, sou o Dsi LL, a versão para cegos do Nintendo DS. Sem vergonhice? Que nada...

O que importa é que o Nintendo Ds ainda está dando um belo gás e não aparenta sinais de velhice. Há uma lista respeitável de lançamentos para ele esse ano, bons jogos surgem a todo instante e a base instalada de jogadores só faz crescer. Então o jeito é continuar aproveitando o pequeno notável de duas telas enquanto puder. É aquele papo de Carpe Diem, sabe como é…

Leonardo Marinho é apaixonado por games, viciado em tecnologia e apreciador de todas as formas de entretenimento. Quando possível ele tenta ser gamer, manter o Deu Tilt atualizado e levar uma vida normal. Sua consciência ainda não foi afetada pelas intempéries do tempo e ele aproveita essa façanha para redigir textos coerentes para o Deu Tilt. Ele faz o que pode…

Twitter YouTube