capa_evento

Entre os dias 14 e 16 de maio desse ano, Niterói, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, receberá a edição anual do SeGAH – 3rd IEEE Conference on Serious Games and Applications for Health – evento que tem se destacado desde 2011 como um dos mais importantes do mundo a discutir o uso dos jogos e suas tecnologias no mundo da medicina, saúde pública e educação para a saúde.

Idealizado pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), o SeGAH está sendo realizado pela primeira vez fora da Europa, sendo organizado no Brasil pela Universidade Federal Fluminense com apoio da GF Corp. O professor Dr. Esteban Clua, vice-diretor do Instituto de Computação da UFF e presidente do evento no Brasil fala sobre como o país foi escolhido:

“Durante a última versão do evento, em Portugal – onde muitos pesquisadores reconhecem a grande atuação do Brasil no setor – foi sugerido que a próxima versão fosse aqui. Uma comissão do SeGAH veio ao SBGames 2013 e ficou impressionada com o volume de profissionais no setor, demonstrando o grande potencial de se realizar o evento aqui.”

Márcio Matheus, Diretor Comercial da GF Corp falou sobre a importância de eventos como esse no Brasil: “Poder unir nomes do mundo inteiro para mostrar como os jogos podem ser ferramentas para o desenvolvimento humano é fantástico. Estamos buscando trazer as empresas a participarem desse momento único capacitação e aprimoramento profissional.”

O evento, que passa a ser itinerante – e, possivelmente, não será realizado no Brasil novamente no ano de 2015 – teve sua importância destacada por Clua: “Um evento internacional neste assunto coloca o Brasil em evidência em setores que em geral nosso pais não é conhecido, nem reconhecido. É de extrema importância que mostremos para a academia e para o mercado internacional competências no setor tecnológico”

A grade de apresentações – que contará com dois keynotes internacionais, vindo da Holanda e de Portugal – será anunciada dentro dos próximos dias, ajudando a mostrar os campos do conhecimento que serão tratados no evento.

O SeGAH 2014 conta com o apoio da Microsoft, Unity, e do Fundo para Ciência e Tecnologia de Portugal.

SeGAH 2014
Quando: de 14 a 16 de maio de 2014, das 9h às 18h
Onde: Rua Passo da Pátria, 156, prédio NAB – São Domingos – Niterói – RJ
Ingressos: https://pco.abreu.pt/CLIENTES/abreu/formularios/form_9135870071.php
Site: http://www.ipca.pt/segah2014/

 

Leonardo Marinho é apaixonado por games, viciado em tecnologia e apreciador de todas as formas de entretenimento. Quando possível ele tenta ser gamer, manter o Deu Tilt atualizado e levar uma vida normal. Sua consciência ainda não foi afetada pelas intempéries do tempo e ele aproveita essa façanha para redigir textos coerentes para o Deu Tilt. Ele faz o que pode…

Twitter YouTube