Já foi o tempo em que os jogos eletrônicos tinham sons apenas de bips e bops. Atualmente as trilhas de vídeo games são tão elaboradas quanto as composições para filmes, fundamentais para complementar a narrativa do jogo e trazer emoções para o jogador. As composições dos jogos são tão elaboradas que até mesmo o Grammy, maior prêmio da indústria musical, já percebeu a sua importância e vai premiar no ano que vem pela primeira vez a categoria de trilha sonora para games.

No Rio de Janeiro, acontece em outubro o primeiro festival nacional de composição de trilha para jogos eletrônicos: o Game Music Brasil, organizado pela Conexão Cultural. A competição conta com três categorias: melhor trilha sonora, melhor banda e melhor jogo indie. “O objetivo do Game Music Brasil é fazer com que os músicos descubram este novo mercado, que tem crescido a cada ano”, diz Sergio Murilo de Carvalho, sócio da Conexão Cultural e idealizador do evento. No ano passado, o mercado de games gerou US$24 bilhões de receita em todo o mundo, segundo a empresa de pesquisa americana NPD.

Sobre o Game Music Brasil:

As inscrições para participar do festival já estão abertas pelo site www.gamemusicbrasil.com.br. Pessoas de todo o país e de qualquer idade podem se inscrever gratuitamente. Na categoria composição, os participantes precisam criar uma trilha para o game “Critical Mass” desenvolvido pela Aquiris Game Studio e distribuído pela Aeria Games, detentora de diversos games que seguem o modelo free-to-play. O jogo será lançado no mercado no final de 2011. É preciso se inscrever no site, fazer o download de um Sample do novo game, gravar a trilha e fazer um upload do vídeo.

Já na categoria melhor banda, é preciso apenas enviar um link do Youtube com a banda executando qualquer trilha ou de game já existente ou composição própria. Para quem toca um instrumento, mas não tem grupo, o site do Game Music Brasil dá uma ajuda. O “Tô sem banda” une músicos via web a montar uma nova banda e participar do evento. Na categoria jogo indie, o candidato precisa desenvolver um jogo eletrônico e enviar um sample e link para download do jogo, que será postado no site. Serão avaliados a jogabilidade, os gráficos, a trilha, entre outros.

A primeira fase do festival acontece até o dia 20 de setembro, através do voto popular pela internet. Cada pessoa poderá votar apenas uma vez em cada categoria. Pelo site será possível acompanhar o número de votos de cada participante. A final acontece no dia 08 de outubro, durante o festival Game Music Brasil, no Rio de Janeiro, com três finalistas por categoria. A banca de jurados será composta por cinco pessoas, membros da indústria de games, do mercado fonográfico, músicos e representante da área comercial.

O festival tem patrocínio da Oi, co-patrocinio da empresa internacional Aeria Games e apoio da GANG – Games Audio Network Guild.

Leonardo Marinho é apaixonado por games, viciado em tecnologia e apreciador de todas as formas de entretenimento. Quando possível ele tenta ser gamer, manter o Deu Tilt atualizado e levar uma vida normal. Sua consciência ainda não foi afetada pelas intempéries do tempo e ele aproveita essa façanha para redigir textos coerentes para o Deu Tilt. Ele faz o que pode…

Twitter YouTube