O mundo dos portáteis já andava agitado com o anúncio do Nintendo 3DS, o sucessor do Ds que, dentre outras funcionalidades, entrega ao jogador um efeito 3D sem a necessidade de óculos especiais. Agora é vez da Sony deixar os gamers ansiosos com a chegada de seu novo portátil.

Anunciado durante a Playstation Meeting 2011, que aconteceu no dia 27 de janeiro, a Sony confirmou rumores e apresentou, finalmente, o sucessor do PSP. A empresa contrariou sua tradição de apenas enumerar os consoles e desta vez até criou um novo nome para o aparelho. Ao invés de PSP 2, como esperado, a companhia japonesa adotou o codinome NGP (Next Generation Portable) que promete se tornar um concorrente de peso para o 3DS.

O NGP não possui efeito 3D, mas a Sony segue pelo mesmo caminho de antes e entrega um portátil com alto poder de processamento, contando com um processador ARM Cortex-A9 core, de quatro núcleos, e uma GPU Power VR SGX543MP4+, também de quatro núcleos. Tudo isso resulta em gráficos bem semelhantes a um Playstation 3, só que na palma da sua mão.

Dentre as demonstrações que aconteceram no evento os destaques foram Metal Gear Solid 4, rodando sem redução nas texturas ou qualquer tipo de perda nos padrões gráficos. Uncharted fez um show a parte e demonstrou o game rodando fluidamente e com belos efeitos de iluminação, deixando bem claro que o hardware do NGP não é brincadeira.

O aparelho conta ainda com uma tela OLED multi touch de 5” (contra as 4.3” do PSP) com resolução de 960 x 544, quatro vezes maior que a do PSP. A tecnologia OLED garante uma qualidade melhor nas imagens com um consumo reduzido de energia e uma tela mais fina.

Aparelho conta ainda com Touch Pad traseiro

Não fosse o bastante apenas uma tela sensível ao toque, o aparelho traz ainda um touch pad traseiro. Isso mesmo, são dois sistemas de controle sensíveis ao toque para serem utilizados durante os jogos. Além disso há duas câmeras, uma frontal e outra traseira, e dois analógicos, microfone e auto-falantes estéreos. E pra fechar o quesito jogabilidade o SIXAXIS marca presença, uma mistura de giroscópio e acelerômetro, para captar movimentos nos seis eixos. Resta torcer para que tudo isso se encaixe bem e renda uma boa jogatina sem comprometer a diversão com jogabilidades complicadas.

Mesmo com uma tela mais econômica o processamento não deixa dúvidas de um consumo de energia considerável e a autonomia do aparelho ainda é um mistério. Especula-se em torno de 4 a 5 horas de duração para a bateria, e, segundo executivos durante o evento, serão necessários não menos de 6 horas para uma carga completa. O que não se distancia muito do 3DS, que dura de 3 a 5 horas, dependendo do nível de iluminação e efeito 3D.

O console prova que não é uma ilha e apresenta conectividades 3G, Bluetooth e Wi-fi já embutidas. Além disso o sistema conta com um GPS, que rastreia jogadores perto de sua localização. E os usuários ainda participam de uma espécie de rede-social agendando partidas e trocando mensagens.

As mídias sofreram uma grande mudança. Saem de cena os UMD e entram uma espécie de super cartões de memória. Essas maravilhas supostamente guardam não só o jogo, mas também seu save e qualquer conteúdo adicional lançado posteriormente que possa lhe interessar. Com a saída dos UMD o aparelho perde a retrocompatibilidade com os títulos já lançados para PSP. Felizmente o jogador pode contar ainda com os games lançados na PS Store, que poderá ser acessada com o NGP. Além disso o novo portátil já terá suporte ao Playstation Suite, o novo sistema da Sony que oferece aplicativos e games para a plataforma Android.

Possível menu inicial do aparelho

O menu principal garante acesso as principais funções do aparelho, desde a PS Store até Browser, fotos, sua lista de amigos e troféus (sim, o NGP conta com sistema de troféus), além, claro dos games mais recentes.

Tudo isso deixou o aparelho um tanto robusto. O NGP é o maior portátil já lançado medindo (182 x 18,6 x 83,5 mm). Nitidamente maior do que o PSP e quase do mesmo tamanho de um Galaxy Tab.

Comparativo do site Kotaku

O NGP ainda não teve sua data de lançamento divulgada. Especula-se para o fim de 2011, entre novembro e dezembro, mas por enquanto o preço permanece uma incógnita. Resta esperar mais detalhes durante a E3 desse ano.

Pelo visto a próxima guerra dos portáteis promete esquentar as coisas. Os aparelhos incrementaram suas capacidades e mais uma vez temos propostas distintas concorrendo pela atenção do público.

A seguir a lista com as franquias já confirmadas para o NGP:

Broken (Sony)
Call of Duty (Activision)
Dungeon Defenders (Epic Games)
Dynasty Warriors (Koei)
Gravity Daze (Sony)
Hot Shots Golf (Sony)
Hustle Kings (Sony)
Killzone (Sony)
Little Big Planet (Sony)
Little Deviants (Sony)
Lost Planet (Capcom)
Metal Gear Solid (Konami)
Monster Hunter 3rd (Capcom)
Reality Fighters (Sony)
Resistance (Sony)
Smart As (Sony)
Uncharted (Sony)
Wipeout (Sony)
Yakuza (Sega)

Abaixo você confere os melhores momentos da Playstation Meeting 2011:



Galeria de imagens

Leonardo Marinho é apaixonado por games, viciado em tecnologia e apreciador de todas as formas de entretenimento. Quando possível ele tenta ser gamer, manter o Deu Tilt atualizado e levar uma vida normal. Sua consciência ainda não foi afetada pelas intempéries do tempo e ele aproveita essa façanha para redigir textos coerentes para o Deu Tilt. Ele faz o que pode…

Twitter YouTube