5. Infinity Blade

O RPG de ação (action role-playing game) da Chair Entertainment Group e o primero a utilizar a Unreal Engine 3 no iOS, e aí que está o “pulo do gato”.

Infinity Blade veio para redefinir os jogos portáteis e assustar gente grande como Sony e Nintendo, não digo que elas se sentiram ameaçadas, mas que provavelmente provocou um susto provocou. Infinity Blade possui gráficos belíssimos em HD, que faz com que qualquer dono de iDevice consiga tirar onda com algum amigo noob, além de levar os jogos lucrativos do iOS a um patamar mais hardcore. A jogabilidade no estilo hack ‘n’ slash, que foi bem explorada nos jogos do Wii, é relativamente simples, e esse é um ponto em que talvez o jogo deixe a desejar. Apesar de ser utilizada com inteligência, é simples demais, o que nos deixa imaginando se em Infinity Blade 2 as jogabilidade pode ficar mais complexa.

A história coloca o jogador no papel de um guerreiro medieval que começa a sua empreitada castelo adentro, derrotando todos os inimigos que estiverem no caminho até chegar ao imortal God King (que por sinal é bem apelão), caso o jogador perca para ele, o jogo recomeça e a jornada se reinicia utilizando o descendente do guerreiro anterior. Assim o ciclo se repete até que o God King ou Rei Deus, seja derrotado.

A cada ciclo os inimigos também ficam mais fortes, mas o seu guerreiro também pode melhorar, fazendo upgrade de sua espada ou armadura utilizando o dinheiro coletado e itens recebidos como espólios entre uma batalha e outra, além de achar muita coisa espalhada pelo cenário. O usuário controla os movimentos do personagem deslizando o dedo pela tela. É possível dar espadadas em diversas direções, defender-se com o escudo, se esquivar ou rebater um golpe de espada com outro golpe.

São por todos estes motivos, que Infinity Blade é o jogo que mais vendeu rapidamente na App Store, 271,424 cópias em quatro dias apenas. E ele também pode ser seu por apenas $3,99 na App Store.

 

4. Labyrinth 2

Poderia ser apenas mais um joguinho de labirinto na App Store, mas não. É daqueles que só jogando para entender. Os gráficos e a sonorização são surpreendentes, a bolinha de metal, as paredes de madeira que dão um efeito de profundidade 3D, que talvez para alguns nem se faça necessário um Nintendo 3DS. O efeito funciona de acordo com a inclinação do seu gadget, o jogo automaticamente altera o ângulo de visualização das paredes do cenário, aumentando e muito a ideia de profundidade. Os sons são fiéis aos dos materiais representados. A jogabilidade é simples: coloque o iDevice na horizontal e, utilizando-se do acelerômetro, mova suavemente a bolinha pelo labirinto, sem deixar que ela caia nos buracos negros e tomando cuidado com as balas de canhão, raios lasers e etc.

Labyrinth 2 é da empresa Illusion Labs e está disponível na App Store por apenas $4,99.

 

 

3. Plants Vs Zombies

Fuja para as montanhas! Porque os zumbis vão invadir sua casa!

Quando se analisa com calma PvZ, dá para se ter ideia de onde a Rovio pode ter tirado alguns de seus conceitos básicos para o Angry Birds, pois apesar de estilos de jogo diferentes há algumas semelhanças como cores fortes, tom cômico do enredo numa dosagem perfeita e os sons engraçados.

O jogo consiste basicamente em uma horda de zumbis querendo invadir sua casa para comer seu cérebro e tudo que você pode fazer para se defender é plantar flores, hortaliças, frutas especiais e contar com alguns eletrodomésticos que te ajudam a mantê-los afastados, bem ao estilo Tower Defense. Tudo isso embalado por uma trilha sonora divertidíssima. Ah! E é claro você também pode sempre comprar novas munições com o seu vizinho (Crazy) Dave, que cá entre nós, não é a pessoa mais centrada do mundo.

Há 2 modos de jogo em PvZ, “Adventure” e “Quick play”. No modo Adventure você joga e vai passando pelos níveis, cada um com sua dificuldade e peculiaridade além de você poder utilizar itens para se defender.

Para obtê-los é preciso ir trocando-os por pequenos sois que, ou caem do céu, ou dos girassóis que você plantar. No Modo Quick Play, você pode configurar praticamente tudo que você deseja para a fase que irá jogar, porém nele os itens que você utilizará na sua defesa vêm através de uma esteira de forma randômica. Há também diversos tipos de itens de defesa e ataque, porém os zumbis também variam em seus tipos cada um com sua habilidade especial que corresponde ao aumento da dificuldade.

Plants Vs Zombies foi lançado em 2009, pela PopCap Games originalmente para Windows e Mac OS X e esteve disponível no Steam desde o dia de seu lançamento. Devido ao sucesso de público e crítica, também já alcançou diversas outras plataformas e sistemas como iOS, que só o reafirmou como grande jogo, Xbox 360 na forma de Xbox Live Arcade, Playstation 3, Nintendo DS e até mesmo para o Zeebo. Cada versão possui suas diferenças , algumas com mais modos de jogo, mais itens de defesa ou até mesmo mais tipos de zumbis.

E toda essa diversão pode ser sua por $2,99 na App Store.

 

2. Doodle Jump

Estrelado pelo enigmático E.T. de quatro patas, ou Doodler, como a própria produtora, Lima Sky, gosta de chamá-lo, Doodle Jump é um jogo que talvez não tenha vindo para ficar, porém daqui há algum tempo as pessoas vão lembrar com saudades desse personagem e ele deve sobreviver ao tempo ganhando ports para as futuras plataformas assim como outros jogos clássicos fazem.

A jogabilidade é simples, utiliza o acelerômetro e você segura o iDevice na horizontal ou na vertical enquanto o Doodler pula em uma plataforma pequena, então você balança o iDevice para a direção que deseja que o Doodler siga. O objetivo é chegar o mais longe possível, numa escalada sem fim. Cada pulo adiante faz com que mais pontos sejam alcançados e é óbvio que no caminho você pode encontrar dificuldades como plataformas falsas, que ao serem pisadas simplesmente desabam, monstros que podem te bater e UFO’s que podem te abduzir, mas as duas últimas podem ser revidadas ou atirando as bolinhas que o Doodler lança pela “boca”, lançadas quando o jogador pressiona algum ponto acima do personagem na tela, ou, no melhor estilo Mario Bros., pisando na cabeça dos inimigos, ganhando ainda uma pequena propulsão extra somente neste pulo.

Porém nem tudo são dificuldades na vida do nosso carismático alienígena caladão, você também encontra pelo caminho alguns aparatos que podem lhe favorecer como molas que ao pular em cima, encaixam-se nas patinhas do Doodler aumentando sua propulsão durante alguns pulos, um chapéu, foguetes, jetpacks e trampolins, todos que favorecem de alguma forma a propulsão.

Dentro do próprio jogo você pode alterar a temática, na original o Doodler está simples com sua vestimenta normal, as plataformas são verdes e o fundo parece uma folha de pautas quadriculadas. Nas outras temáticas o Doodler se veste a caráter e os inimigos também se adequam, em algumas delas a dificuldade é aumentada por alguns fatores.

Atualmente o jogo está disponível, além de iOS, também para, Black Berry, Android, Nokia Symbian e em breve estará disponível para Xbox 360 com suporte ao Kinect.

Doodle Jump está disponível para compra na App Store por $0,99 e como o próprio subtítulo do jogo diz “BE WARNED: Insanely Addictive!”

 

1. Angry Birds

Um clássico, o verdadeiro “arrasa-quarteirão” da Rovio que deve ter surpreendido até mesmo seus criadores com o sucesso. É difícil (pra não dizer impossível) conhecer alguém hoje em dia que já tenha segurado um iDevice e nunca tenha ao menos visto este jogo.

A história consiste em pássaros que tem seus ovos surrupiados pelos “malvados” porcos verdes que querem cozinha-los e comê-los (falando assim parece um “ovificina” mas não é para tanto). Os pássaros, por sua vez, com muito ódio no coração, não deixam barato e vão ao encontro de seus rivais reaver seus preciosos ovinhos. Aí é que entra o jogador, que tem como responsabilidade ajudar os pobres pássaros em sua empreitada.

Utilizando-se de um estilingue o jogador deve arremessar os pássaros em direção aos porcos, estes que por sua vez estão protegidos debaixo de estruturas feitas de pedra, gelo e madeira, cada uma com seu nível de dificuldade de transposição. Para passar de nível o jogador apenas necessita destruir todos os porcos presentes no cenário, ganha mais pontos e passa com maior condecoração, medida por estrelas (3 no total), o usuário que destruir o maior número de porcos utilizando o menor número de pássaros e também destruindo a maior parte da estrutura que serve de fortaleza para os suínos.

No total há 7 tipos de pássaros cada um com uma habilidade diferente, assim como há também 6 tipos de porcos cada um com sua característica peculiar.

Devo dizer que o sucesso é totalmente merecido, pois Angry Birds é um jogo viciante, mas não um viciante gratuito (não no sentido monetário da palavra é claro) como muitos jogos online em Flash ou jogos do Face Book, é um jogo viciante porque é bom, isso já basta. As cores do jogo são fortes e vibrantes, o enredo é hilariantemente simples, o fato de os personagens “bonzinhos” da história (os pássaros) sempre estarem com cara de mau, já os malfeitores (os porcos) estarem sempre com aquela carinha de paisagem como se não tivessem feito nada, é ótimo, e a dosagem do humor é na medida certa, fora a jogabilidade que nos iDevices (iPhone e iPod Touch para quais o jogo foi originalmente feito) torna tudo muito mais empolgante.

Há também as edições especiais do jogo, que são: Angry Birds Seasons, que celebra algumas datas comemorativas, Angry Birds Rio, criada para promover o filme Rio e Angry Birds Magic, exclusiva para aparelhos Nokia Symbian que possuem a tecnologia NFC.

Lançado em 2009, o jogo já teve mais de 12 milhões de downloads na App Store da Apple, devido a este sucesso foram feitas versões para outros sistemas e plataformas, além do iOS, o jogo encontra-se também disponível para Android, Mac OS X, Maemo, Palm WebOS, Playstation 3 (como PSP Mini), PSP, Symbian^3, Windows. Além da recém-lançada versão para Chrome, ainda estão por vir (algumas apenas rumores e outras já confirmadas) versões para Windows Phone 7, Xbox 360 (uma versão compatível com Kinect seria muito bem vinda), Wii, Nintendo DS e Nintendo 3DS.

Se somarmos todos os downloads de todas as edições de Angry Birds em todas as plataformas, teremos mais de mais de 200 milhões de downloads, o que faz de Angry Birds um dos jogos portáteis mais famosos do mundo.

E ele pode ser seu por apenas $0,99 na App Store.

***

Concorda com a lista acima ou acha que foram cometidas algumas injustiças? Aproveite o espaço dos comentários logo abaixo e deixe-nos saber o que você pensa, afinal, sua opinião muito nos importa.

Carioca, aficionado por tecnologia, games, músicas, filmes, gadgets e seus mods. Apaixonado por cultura pop e pelas coisas que alcançam o mainstream, mas com qualidade. Atualmente cursando Sistemas de Informação pela faculdade UNIRIO. Atualmente é um dos Editores e Redatores do site http://deutilt.com.br/ sobre tecnologia e games. Já possuiu um Atari, Phantom System, Master System II, Mega Drive III, Nintendo 64, Playstation I, Nintendo Wii e atualmente é dono de um iPod Touch, Xbox 360 e Playstation 3.