Apesar de não ser nenhuma novidade, o Folding@Home (abreviado FAH ou F@H) é um projeto que vale a pena ser sempre reapresentado ao público, nem que seja para ampliar sua divulgação.

Iniciado em Outubro de 2000 pelo departamento de Química da Universidade de Stanford (coordenado atualmente pelo Grupo Pande), o FAH visa simular o dobramento ou enovelamento de proteínas para entender o funcionamento das mesmas, pois nem sempre elas se formam e funcionam como deveriam, quando isso acontece podem vir a ocorrer doenças como Mal de Alzheimer, Mal da Vaca louca (BSE), Doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD), Doença de Lou Gehrig (ALS), doenças de Huntington, Parkinson e síndromes do câncer.

Agora você deve estar se questionando:

“- O que eu tenho a ver com isso!?”

O projeto se utiliza do sistema de computação distribuída para funcionar, ou seja, como as formações possíveis de proteínas são inúmeras, ao invés de gastar uma fortuna para construir um supercomputador que não teria o mesmo potencial, os idealizadores optaram por esta forma de computação, que consiste em utilizar diversos computadores ao redor do globo conectados à internet, para criar o maior supercomputador do mundo e realizar as simulações. Portanto, até você que sempre se questionava como poderia contribuir para o bem da humanidade agora vai saber como.

Para participar você só precisa do “cliente” que pode ser baixado na página do projeto e instalado no seu computador (lembrando que todo o processo é gratuito). Ele ficará rodando em segundo plano e seu ícone ficará na inicialização rápida, junto com aqueles ícones próximos ao relógio, então se conectará ao servidor e receberá a instrução do que deve calcular. Após ele realizar os cálculos o programa se conectará novamente e enviará o feedback contendo o resultado das simulações para o servidor do projeto, em seguida baixa novas instruções e inicia o processo todo novamente em um ciclo sem fim.

Número de CPUs ativas rodando o Folding@Homes

Uma forma que os idealizadores do projeto encontraram para manter as pessoas estimuladas a contribuir constantemente foi criar uma competição saudável entre os participantes. Quando você instala o cliente é possível criar um nome de usuário e a cada término de cálculo que é enviado ao servidor o usuário acumula pontos. Você também pode criar uma equipe que concorrerá contra outras equipes e dentro dela também haverá o ranking dos integrantes, ou seja, você pode tentar ser o número um do seu grupo, seu grupo pode vir a ser o número um do mundo ou até mesmo você pode ser o usuário número um no ranking mundial. A criação ou a sua participação numa equipe não é obrigatória e você pode, se quiser, criar só o nome de usuário e participar de forma solitária. Quanto a criação da equipe, ao criar o nome é gerado um código, um número que é o ID da sua equipe, é só você divulgar ou passar para pessoas que você queira que façam parte dela para que elas utilizem o número e automaticamente os pontos delas contribuirão para a pontuação geral da sua equipe.

O Brasil no F@H

Grandes empresas como HP, Apple, Google, AMD, nVIDIA e outras, apoiam e tem suas equipes participando do projeto. O Brasil também possui seus representantes e um deles é de peso, a equipe do FÓRUM PCs, dentre as centenas de milhares de equipes que existem em todo o mundo com seus representantes robustos, os nossos amigos tupiniquins estão na colocação de número 46, de fazer inveja a muito marmanjo.

Para os interessados o ID da equipe deles é: 13802

Para informações mais detalhadas sobre o projeto, instalação e configuração do cliente, acesse a página do FÓRUM PCs dedicada ao projeto.

Pros donos de Playstation 3

Para você não usa tanto o PC, possui um PS3 e que se questionou:

“-Poxa eu só tenho um desktop porque precisei de um para configurar o meu roteador e botar meu PS3 online!”

Você também pode participar. O Folding@Home está disponível para PS3 como um dos canais do Life With Playstation, assim que você acessar ele já começa o trabalho (como no PC), como plano de fundo fica o globo terrestre girando, como se estivesse sendo visto a noite e com pontos luminosos acesos nos continentes, em uns mais e em outros menos, estes pontos representam os consoles Playstation que estão conectados contribuindo para o projeto naquele momento.

Rode o Folding@Home no seu PS3

Pressionando o triângulo você acessa as configurações, ou seja, no próprio console você pode criar um nome de usuário, adicionar a equipe da qual quer fazer parte ou até mesmo criar sua própria equipe, você também pode ver todas as suas estatísticas. Eu por exemplo deixo meu PS3 ligado durante a noite, pois, para que um trabalho seja concluído leva algumas horas, nas configurações coloco para o console desligar após o término do trabalho atual, em seguida desligo o controle, a TV e vou dormir.

Enfim sempre é bom ver a tecnologia unindo as pessoas e sendo utilizada em prol de um bem maior!

Então junte-se a nós e…

KEEP FOLDING! 😉

Carioca, aficionado por tecnologia, games, músicas, filmes, gadgets e seus mods. Apaixonado por cultura pop e pelas coisas que alcançam o mainstream, mas com qualidade. Atualmente cursando Sistemas de Informação pela faculdade UNIRIO. Atualmente é um dos Editores e Redatores do site http://deutilt.com.br/ sobre tecnologia e games. Já possuiu um Atari, Phantom System, Master System II, Mega Drive III, Nintendo 64, Playstation I, Nintendo Wii e atualmente é dono de um iPod Touch, Xbox 360 e Playstation 3.