De 7 a 10 de janeiro a Consumer Eletronic Show 2010 (CES 2010) ganhou completamente a atenção do público amante de tecnologia. A feira foi realizada em Las Vegas e durante os 4 dias de evento muitas novidades do setor de tecnologia foram apresentadas ao público presente. Eram tantas novidades que a internet recebia, a cada minuto, uma enxurrada de novas notícias sobre a feira.

Com isso é normal se perder e não conseguir acompanhar satisfatoriamente tudo o que é publicado. Mas se isso aconteceu com você não tem problema. Abaixo segue um resumo da CES 2010 para seu deleite. Note que citarei apenas as novidades mais relevantes e aquilo que, certamente, promete impactar sua vida daqui há alguns anos.

Comece a economizar desde já.

Entrando de cabeça na terceira dimensão
A tecnologia 3D esteve em alta durante a feira, com apresentações de alguns modelos de TV que exibem imagens em 3 dimensões. O filme Avatar, foi exibido em diversos quiosques espalhados pelo lugar fazendo uso da nova tecnologia. Fabricantes esperam que o 3D se popularize entre os consumidores e já começam a investir alto. A princípio jogos da Copa do Mundo farão uso da tecnologia e alguns games serão projetados especificamente em três dimensões. A Panasonic aproveitou o momento e lançou a maior tela de plasma 3D Full HD do mundo. O colosso possui 152 polegadas e resolução de 4,096 x 2,160 pixels e também exibe imagens 3D com o auxílio de um óculos espacial.

A onda agora são os leitores digitais
Se você não botava fé na popularização dos e-Readers então é melhor começar a pensar diferente. Depois do sucesso do Kindle, os leitores digitais tornaram-se definitivamente o próximo campo de investimento de diversas empresas. Na CES 2010 foram apresentados os primeiros leitores com telas coloridas, exibindo imagens, gráficos interativos, um design mais atraente, e, claro, conectividade.

Quando questionado se os leitores digitais seriam a salvação para os jornais e revistas, Kiliaen Van Rensselaer, executivo da Skiff afirmou que “Não estamos aqui para salvar a indústria de jornais. Mas acho que isso pode acabar acontecendo”.

Apesar de tanto otimismo o preço dos e-Readers ainda está bastante elevado e a expectativa é que, com a entrada de outras empresas no setor, os preços caiam e que sejam lançados modelos mais baratos e acessíveis.

Mas ninguém se esqueceu dos notebooks
A Lenovo exibiu o IdeaPad U1, o notebook dois-em-um. A tela do aparelho se destaca e funciona de maneira independente, transformando o computador em um tablet. Quando funcionando como laptop o computador usa um Intel Core 2 Duo e o Windows 7. Já na sua versão tablet é utilizado um chip ARM Qualcomm Snapdragon de 1Ghz e o sistema operacional Linux. A tela, sensível ao toque, possui 11,6 polegadas e o aparelho conta com conectividade Wi-Fi, 3G e Bluetooth. Tentador, não acha?

A Intel apresentou a tecnologia batizada de Wi-Di, a qual permite que notebooks transmitam, sem fio, imagens e vídeos a televisores de alta definição. A novidade terá mais terreno nos Estados Unidos, onde o aluguel e compra de filmes por download já é prática cotidiana.

Com a palavra os celulares
A telefonia móvel há tempos disputa para descobrir quem consegue enfiar mais funções (mesmo que inúteis) em aparelhos cada vez menores. Durante a feira foi apresentado um celular com um projetor embutido. Basta apenas mirar a parte da frente do celular para alguma superfície e o conteúdo é projetado. O aparelho possui o tamanho de um celular normal e o som é reproduzido pelos auto-falantes do aparelho.

A YMAX, exibiu uma versão turbinada do seu produto Magic Jack. O aparato, que funciona conectado a uma interface USB e possui conectividade bluetooth, permite fazer ligações de graça pelo celular utilizando a internet ao invés de antenas das operadoras. A restrição é que a funcionalidade só estará disponível para ser usada dentro de casa, pois, segundo a empresa, as licenças de espectro das operadoras não se estendem a esse ambiente.

Polaroid renasce das cinzas com uma parceria em tanto
Após escapar da falência, a Polaroid, empresa que se popularizou pela tecnologia de fotos instantâneas em suas máquinas fotográficas na década de 80, ressurgiu e apresentou novidades na CES 2010.

A empresa trouxe uma impressora fotográfica sem fio, que faz uso do bluetooth para receber imagens de câmeras digitais e outros dispositivos e imprimi-las. A Polaroid também anunciou uma parceria com Lady Gaga. A cantora assumiu o cargo de diretora de criação da nova linha de produtos da empresa e chamou atenção pelo penteado, que mais parecia um chapéu de palha confeccionado com o próprio cabelo. Gaga diz estar bastante animada com a novidade “Como diz meu pai, finalmente arrumei um emprego de verdade”.

Games

Os games também tiveram seus destaques durante a feira. Gran Turismo 5 e Super Stardust HD estavam rodando com a tecnologia 3D no estande da Sony. Mega Man 10 também estava disponível em uma versão jogável, assim como Mass Effect 2. A Microsoft está bem otimista para 2010 e o Project Natal já recebeu até mês de lançamento, vejam só.

Acompanhe comigo os maiores detalhes.

Primeiras imagens de Mega Man 10
Durante a CES2010, a Capcom exibiu alguns minutos do gameplay de Mega Man 10. Com um visual retrô o game chamou a atenção de jornalistas e visitantes da feira, por manter não só o velho visual, mas a elevada dificuldade, já característica da série.

Abaixo os dois vídeos gravados, um na dificuldade normal e outro no fácil.

Mega Man 10 chega para Wii, Xbox 360 e PS3 em março deste ano. E, como no episódio anterior, conteúdo para download também será liberado no lançamento do game.

Gameplay de Mass Effect 2
Estava lá, na CES 2010, uma versão jogável de Mass Effect 2. O game, que já tem data de lançamento marcada para dia 26 desse mês, será exclusivo para Xbox 360 e PC.

Atualização permitirá transformar seu PS3 em um tocador de Blue Ray 3D
Seguindo a onda da tecnologia 3D em televisores estereoscópicos, os chamados HD 3D, apresentados na CES 2010 e que chegam as lojas ainda este ano, a Sony revelou que o Playstation 3 será capaz de rodar filmes e games que utilizam tal tecnologia. Para isso os donos do console terão apenas que instalar uma atualização de firmware, que será disponibilizada online, mas que ainda não possui previsão de lançamento.

A Sony também anunciou uma parceria com IMAX e Discovery channel, para criar um canal de TV exclusivamente 3D. Um canal de esportes utilizando a mesma tecnologia também será lançado, em parceria com a ESPN.

ID único na PSN será utilizado em vários aparelhos
Kaz Hirai anunciou a unificação dos usuários da PSN para outros produtos da Sony. Com um único ID os usuários poderão comprar filmes e outros serviços no PS3, TVs e Notebooks da empresa. A boa notícia é que quem já possui conta na PSN não precisará fazer qualquer tipo de migração.

Também foi anunciado a criação do estúdio Sony Network Entertainment. Voltado apenas para cuidar da novidade, o estúdio estará sobre o comando do próprio Kaz Hirai. Vamos aguardar por novidades.

Nyko lança controle de Wii com Motion Plus interno
A Nyko apresentou sua versão própria do Wii Remote. A belezinha já vem com o acessório Motion Plus embutido em sua carcaça, permitindo maior sensibilidade na captura dos movimentos do jogador. O produto chega em março às lojas americanas custando 40 dólares.

Novidades no Xbox 360: Live Game Room e Project Natal já a caminho
Robie Bach, presidente da divisão de entretenimento da Microsoft, afirmou que este será o “maior ano da história do Xbox”. E ele tem motivos para acreditar nisso.

O Xbox Live Game Room transformará o console em um agregador de games clássicos, jogados no arcade da década de 80. O serviço terá suporte a multiplataforma e será possível comprar jogos através do 360 e desfrutá-los no PC e vice-versa.

O Project Natal chegará as lojas em novembro e traz consigo a proposta da empresa de proporcionar a “última fronteira” no terreno da interação.

Outras novidades que fortalecem o otimismo de Bach são o lançamento de Halo: Reach, Mass Effect 2 e Alan Wake.

***

Essas foram as principais novidades da CES 2010, um verdadeiro espetáculo para os olhos daqueles que amam tecnologia. Ficou claro que o futuro será a tecnologia 3D. Os leitores digitais prometem se tornar febre e acabar com o problema de falta de espaço na sua estante para guardar sua coleção de livros. Nos games os controles serão cada vez menos utilizados em prol de uma liberdade maior de movimento.

Agora é só aguardar a popularização destas tecnologias e torcer para que o preço não afaste os consumidores.

E ainda tem gente que está esperando pelo futuro. Se depender destas empresas e de suas novas tecnologias o futuro já começou.

Leonardo Marinho é apaixonado por games, viciado em tecnologia e apreciador de todas as formas de entretenimento. Quando possível ele tenta ser gamer, manter o Deu Tilt atualizado e levar uma vida normal. Sua consciência ainda não foi afetada pelas intempéries do tempo e ele aproveita essa façanha para redigir textos coerentes para o Deu Tilt. Ele faz o que pode…

Twitter YouTube