ngrams

O Ngram Viewer, do Google Labs, é mais um passo rumo à missão do Google de organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil. A ferramenta permite que o usuário pesquise por palavras e ideias dentro de um banco de dados de mais de 5 milhões de livros escritos ao longo dos últimos séculos e que foram digitalizados pelo projeto Google Books.

No gráfico gerado, o eixo X exibe o período em anos enquanto o eixo Y exibe a seguinte informação: De todos os termos contidos na base de dados de livros escritos ao longo daquele ano na língua selecionada, quantos são exatamente o que você procura?

Você pode ficar a vontade para incluir mais de uma palavra na pesquisa e realizar comparações entre a popularidade de certos termos ao longo dos anos, comparando, por exemplo, Deus e Ciência, Guerra e Paz, Apple e Microsoft, Internet e Computador.

ngrams01

O Ngram demonstra como podemos usar grandes volumes de dados para entender melhor o mundo em que vivemos. A análise mais apurada pode, por exemplo, identificar que tipo de profissões ganharam mais prestígio ao longo dos séculos, e até mesmo quais artistas mais sofreram censura durante ditaduras.

Caso tenha se interessado e queira saber um pouco mais sobre o projeto, como surgiu e a metodologia utilizada, é só assistir o vídeo do TED abaixo. Nele Erez Lieberman Aiden e Jean-Baptiste Michel comentam como o Ngrams funciona e exibem alguns exemplos surpreendentes do que podemos aprender de 500 bilhões de palavras.

***

Foto 06: Guitarrista no Largo da Carioca.

Foto 06: Guitarrista no Largo da Carioca.

Essa postagem e a foto acima fazem parte do desafio Tente algo novo por 30 dias.

Leonardo Marinho é apaixonado por games, viciado em tecnologia e apreciador de todas as formas de entretenimento. Quando possível ele tenta ser gamer, manter o Deu Tilt atualizado e levar uma vida normal. Sua consciência ainda não foi afetada pelas intempéries do tempo e ele aproveita essa façanha para redigir textos coerentes para o Deu Tilt. Ele faz o que pode…

Twitter YouTube