Uma visão dos estudantes de hoje
Qual o perfil do estudante de hoje? Certamente não é o mesmo de 20 anos atrás.
E qual o perfil dos professores e a metodologia de ensino utilizada nas escolas e universidades de hoje? Estes, em sua grande maioria, ainda são os mesmos de dezenas de anos atrás.
O mesmo jovem que hoje escuta música em seu iPod enquanto conversa pelo MSN e assiste vídeos no Youtube, que tem o computador repleto de episódios de suas séries preferidas e não consegue se imaginar em um mundo sem internet e todas essas modernidades, quando está na sala de aula precisa se submeter a sessões intermináveis onde o professor exige silêncio absoluto, tem pavor de tecnologia e, o que é ainda pior, precisa aprender conteúdos que serão completamente inúteis ao longo de sua vida.
Em um mundo globalizado e extremamente dependente da tecnologia, os jovens estão acostumados a integrar textos, vídeos, fotos e áudio em um só lugar. Selecionamos o conteúdo de nosso interesse e agora só assistimos/lemos/ouvimos aquilo que realmente nos interessa. Nos tornamos obcecados pelo imediatismo. Queremos resultados rápidos e precisos, esperar se tornou coisa do passado.
Estudos comprovam que a juventude hoje lê e escreve muito mais do que em nenhuma outra geração. A diferença é que desenvolvemos costumes diferentes, mais condizentes com nossa realidade. Você pode não escrever um livro por mês, mas certamente redigiu uma quantidade considerável de e-mails e conversas pelo MSN. Não leu toda a coletânea de Machado de Assis, mas leu centenas de outros conteúdos (de seu interesse) pelas páginas da Web. Entendeu a diferença?
A Web 2.0 permitiu que o usuário deixasse de ser um simples “consumidor do conteúdo” e desempenhasse o papel de criador, expressando sua opinião, compartilhando seu conhecimento e criando novos conteúdos, que serão disponibilizados a todos. Ninguém mais quer ser um mero telespectador.
A sala de aula conseguiu acompanhar esta evolução?
Essa diferença entre o público-alvo, que agora possui novas concepções, novos interesses, novas crenças e ferramentas como a internet a sua disposição, e os professores e instituições de ensino, que ainda carregam suas velhas práticas, já há muito defasadas e ineficazes, é tema deste pequeno vídeo que com certeza vai te fazer refletir sobre o assunto.
Nele os jovens da Universidade de Kansas, explicitam brevemente algumas características dos estudantes de hoje como seus objetivos e o que eles esperam para seu futuro, e as contrapõe com a metodologia de ensino que lhes é aplicada e os problemas enfrentados por esse choque de ideias.
Confira:
Já ouvi dizer que já tentaram dar início a uma transformação no método de ensino brasileiro, nas escolas públicas. Mas sabe como é o Brasil, ne? Quando é para melhorar a qualidade de ensino do povo, nada dá certo e nada é autorizado. Afinal, pra que ter uma população bem instruída? Pra todo mundo entender que a democracia aqui é mera teoria? E que os políticos que se fazem amigos do povo estão na política apenas para fazer caixa dois?
Enfim… Acho que nem nossos netos irão ter o ensino modernizado. O que, diga-se de passagem, é uma pena. Porque isso só desestimula a criança, jovem ou até adulto a aprender.
Muito interessante o post. Acredito que algumas coisas possam ser feitas sem depender do governo, por exemplo na universidade, onde os professores tem certa autonomia para conduzir suas aulas… só é difícil saber como utilizar estas novas mídias sociais de forma eficiente. Este é o grande desafio.