A semana começou com novidades no nosso mercado brasileiro de games.

***

O pequeno divisor de opiniões da TecToy, o console Zeebo, teve seu lançamento oficial nessa semana. A cidade piloto foi o Rio de Janeiro e você já pode comprar o seu nas principais lojas de varejo ou e-commerce. A intenção é lançar o console também em outros Estados e, ainda esse ano, em outros países. O preço sugerido, um pouco salgado para o público alvo, é de R$ 499,00. A versão de lançamento vem com três jogos na memória (FIFA 2009, Need for Speed: Carbon e Treino Cerebral), todos em português. Prey Evil, Quake 1 e 2 também estão disponíveis para download gratuito.

Os jogos para o console deverão ser baixados via tecnologia 3G, usando o modem que já vem embutido no Zeebo. Para isso o jogador utiliza Z-Credits, uma espécie de moeda virtual, que podem ser comprados por boleto bancário, cartão de crédito ou débito em conta corrente. Nessa fase inicial 9 jogos serão disponibilizados, o preço varia de R$9,90 a R$ 29,90. Bem barato, se pensar que o foco do console são os países emergentes.

***

Não sabe o que é o Zeebo? Então clique aqui e entenda do que estou falando.

***

Depois de toda a polemica finalmente ele foi lançado. Agora a gente descobre se a idéia vai render bons frutos ou se as profecias caóticas serão cumpridas e o Zeebo vai ser mais um a cair no esquecimento.

Particularmente acho muito boa a iniciativa e espero que dê certo. Afinal, se o Zeebo for bem sucedido isso pode atrair a atenção de muita gente para esse mercado. Seria bom pra nossa imagem que um console brasileiro conquistasse a simpatia do público lá no exterior, não acha?

Mas em uma coisa todos concordam. A idéia da aquisição de jogos por download foi muito boa. Uma forma bem original de combater a pirataria. E os preços também estão bem acessíveis. Só espero que permaneçam assim com o passar do tempo.

Os gráficos são o maior problema. Afinal, competir no mercado de games hoje com os gráficos do Zeebo é tarefa difícil. Mas eles prometeram algo em torno de um Resident Evil 4, dentro de alguns meses, lembra? Essa eu estou curioso pra ver… Você não?

Ainda não comprei o meu, mas acho que vou demorar a conseguir um desses. O Nintendo DS ainda está no topo da minha lista de prioridades no momento.

E se alguém já conseguiu colocar as mãos no novo console aproveite pra dizer o que achou.

By Leonardo Marinho

Leonardo Marinho é apaixonado por games, viciado em tecnologia e apreciador de todas as formas de entretenimento. Quando possível ele tenta ser gamer, manter o Deu Tilt atualizado e levar uma vida normal. Sua consciência ainda não foi afetada pelas intempéries do tempo e ele aproveita essa façanha para redigir textos coerentes para o Deu Tilt. Ele faz o que pode...