O ano de 2008 marca o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Há 100 anos atrás o navio Kasato Maru trouxe os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil. O destino? Os grandes cafezais da cidade de São Paulo.
Hoje o Brasil abriga a maior colônia japonesa fora do Japão, no famoso Bairro da Liberdade, em São Paulo.
A razão da vinda dos japoneses ao Brasil foi o fim do feudalismo, que abriu espaço para a mecanização da agricultura, e com isso as máquinas passaram a ocupar o lugar do homem nos campos gerando desemprego e pobreza, enquanto no Brasil havia falta de mão-de-obra nas fazendas de café. Com o início da 1ª Guerra Mundial o Brasil tornou-se um dos poucos países no mundo a aceitar imigrantes japoneses. Com isso, em 18 de Junho de 1908, Kasato Maru desembarca no Porto de Santos, com 165 famílias japonesas cujas únicas esperanças estavam depositadas no Brasil.
100 anos depois os japoneses já se enraizaram por diversas partes do país, mantendo suas tradições milenares e contribuindo para o legado cultural do Brasil.
Comemorações não vão faltar nesse Centenário da Imigração Japonesa. No dia 17 de janeiro a cidade de Brasília foi palco da abertura oficial do Ano do Intercâmbio Brasil-Japão. Entre os presentes na cerimônia, realizada no Palácio do Itamaraty estavam o Presidente Lula e convidados, representantes da comunidade nikkei de todo o Brasil.
O Centenário de Imigração ganhou até um mascote; “Chikara”(força em japonês) foi criado por ninguém menos que Maurício de Souza, e foi apresentado durante a cerimônia de abertura em Brasília.

Chikara, mascote do centenário
No dia 15 de janeiro foi lançado o livro “O Nikkei no Brasil” no Hall da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O livro é uma obra coletiva que conta com 12 autores de diferentes áreas de conhecimento.
Contando ainda com depoimentos de 19 personalidades e dividido em 15 capítulos, o livro conta como os japoneses conseguiram superar todas as dificuldades e se integrar a sociedade local. A obra homenageia a comunidade nikkei no Brasil, e faz parte das comemorações oficiais do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
Até mesmo as Escolas de Samba entraram no clima japonês. Tanto a Porto da Pedra, quanto a Vila Maria – escolas de samba do grupo especial do Rio e de São Paulo, respectivamente – tiveram como enredo toda a trajetória percorrida pelos imigrantes japoneses, desde a saída do Japão até a chegada nas fazendas de café em São Paulo. Com direito a carros alegóricos com Samurais, Gueixas e estátuas de Buda.
No próximo dia 10 de fevereiro acontecerá o Festival Yukidaruma de Hokkaido, no Centro de Intercâmbio Brasil-Hokkaido, em São Paulo. Trata-se de uma exposição do tradicional boneco de neve japonês (Yukidaruma) feito por crianças da cidade de Abira, Hokkaido. Em uma oportunidade única o público paulistano poderá sentir a neve em suas mãos e conhecer de perto algumas tradições japonesas de inverno.
E em Junho o Príncipe-herdeiro Naruhito tem presença marcada no Brasil para as comemorações de Brasília, São Paulo, Paraná, entre outros locais a definir.
Isso é só a pontinha do iceberg em vista de tudo mais que está sendo preparado para este ano. Se quiser saber mais sobre a programação acesse a Agenda das comemorações do Centenário, no site Nippo Brasília. Lá você pode conferir informações de todos os eventos que irão rolar em 2008.
Enfim, deu pra perceber que só se fala nisso. Pois é, o ano é dos japoneses.