A idéia agora é tentar relacionar malha viária brasileira com os games, ou pelo menos com o preço deles. Afinal de contas o que as rodovias, indiscutivelmente predominantes no território nacional, tem a ver com o preço absurdo dos jogos e consoles? Vamos as respostas.
Primeiro é preciso entender que todo tipo de transporte tem seus pontos positivos e negativos. No caso das rodovias, sua flexibilidade é um ponto positivo, já que a construção de uma estada é bem mais flexível que a de uma ferrovia por exemplo. Imagine um trem que tenha seu trajeto marcado por diversas curvas… Com certeza irá sair dos trilhos. Por isso uma frase boa seria: “Trem não gosta de curva”. Com estradas é possivel realizar desvios, túneis e pontes evitando o bombardeio de algumas montanhas ou depressões, o que torna mais fácil cobrir todo o território nacional e integrá-lo às outras malhas viárias. O ponto negativo é que o transporte rodoviário só é eficiente quando utilizado para transportar cargas por uma curta distância, já que transportando produtos por um trajeto mais longo há um maior gasto de gasolina e é necessário mais tempo para a entrega da carga.
Na década de 50 houve um maior investimento do Estado nas rodovias, além da chegada das grandes empresas automobilísticas no Brasil. Isso fez com que o transporte rodoviário predominassem no território brasileiro.
O grande problema é que as rodovias são utilizadas justamente de maneira como não deveriam, transportando cargas por uma longa distância o que eleva os custos com os transportes dos produtos, o qual é agregado ao valor final. E aí meu amigo… Já sabemos o que acontece.
***
Certo, já conseguimos relacionar uma coisa com a outra, agora sabemos de onde vem parte do preço absurdo cobrado pelos jogos e consoles. Agora que sua vida mudou, vamos um pouco mais além, que tal pensarmos sobre qual forma de transporte seria a melhor para o Brasil?
Ferrovias? Humn… Melhor não, o relevo brasileiro é cheio de planaltos, teriamos que construir trilhos em que os trajetos tivessem muitas curvas.
Aéreo? Acho melhor não, o Brasil ainda não tem estrutura suficiente para receber a quantidade de pessoas que entram e saem do país sem gerar um caos nos aeroportos. Além disso o transporte aéreo só pode ser utilizado com pequenas cargas.
A melhor opção é o transporte aquaviário. Sim, as hidrovias. O Brasil possui uma grande quantidade de rios navegáveis que se ramificam por todo o território nacional, os quais poderiam ser utilizados no transporte de cargas por longas distâncias, sendo portanto uma alternativa ao transporte rodoviário. Mesmo havendo necessidade de construção de eclusas, barreiras e portos, o custo no transporte de cargas seria bem menor, mais rápido e fácil, afinal, não há rios esburacados ou com assaltantes a espreita.
***
É claro que não são só os custos com transportes que tornam os games mais caros, a elevada tarifa alfandegária também tem sua porção de culpa nisso tudo, mas isso já é assunto para outro post…