E o mercado de games continua a nos surpreender…

A nova aposta da TecToy para o mercado de games é o Zeebo, o console criado por uma parceria entre a Qualcomm e a Zeebo Inc., braço norte-americano da TecToy, foi apresentado em uma coletiva com a imprensa em São Paulo nessa quarta (12).

Com a promessa inicial de gráficos entre PSONE e PS2, a TecToy afirma que, se tudo correr como o planejado, dentro de seis a doze meses após o lançamento os gráficos serão semelhantes aos de Resident Evil 4.

O Zeebo traz uma proposta bastante interessante: O fim das mídias. Os jogos custarão R$ 19,90 e serão baixados via 3G e armazenados no HD interno do video game. Basta comprar créditos via cartão de crédito, boleto bancário ou depósito em conta. A Tectoy afirmou que o video game foi desenvolvido tendo em mente países emergentes, onde a pirataria é o grande problema. Sendo assim, com esse sistema de downloads o console será imune a esse problema.

E o acervo de jogos já começa muito bem, empresas como Namco, Capcom, Sega, Activision, Id software, 3D Realm, Gameloft e Eletronic Arts já confirmaram presença no time de produtoras para o console.

O controle não é original, o denominado “acelerômetro” possui um sensor de movimentos, como o já consagrado Wii-Mote, duas alavancas analógicas, um d-pad digital, quatro botões de ataque e mais dois botões laterais.

O Zeebo já tem data marcada para ser lançado. O lançamento em caráter experimental ocorrerá em março de 2009 em uma cidade do Brasil ainda a ser escolhida e trará jogos como Crash Bandicoot, Resident Evil, Street Fighter, Ridge Racer, Tekken, Virtua Tennis, Double Dragon e Sonic. Caso tudo corra como o planejado o aparelho chegará as lojas de vez em outubro, apostando nas vendas do dia das crianças, com um acervo de 50 jogos.

O preço inicial do console será R$ 599,00, um pouco salgado, mas se tudo correr bem esse valor pode abaixar. Seu HD interno será de 1GB com entrada para cartões SD. O pacote inicial terá dois controles e os jogos: FIFA, Super Action Hero, Treino Cerebral, Prey Evil, Quake e Need for Speed: Carbon.

O Zeebo já possui um site oficial e está tão famoso que já tem até uma comunidade no orkut para troca de informações sobre o console.

***

A crítica se divide, de um lado estão aqueles que apóiam a iniciativa e torcem para que tudo dê certo. Do outro estão os que não acreditam no potencial do Zeebo e acham que a idéia até que foi boa, mas que provavelmente não deve vingar.

Eu por enquanto fico ao lado dos otimistas. Mesmo sabendo que os gráficos não chegarão aos pés dos consoles atuais acredito que o valor dos jogos e o sistema anti-pirataria irá atrair o público alvo (crianças de 10 a 13 anos, segundo a TecToy). Fico feliz em ver que a TecToy se mantem firme e forte e apostando no mercado brasileiro, mesmo que seja com dezenas de modelos dos seus consoles antigos. O Zeebo será muito bem vindo.

Falando em apostar em consoles antigos da TecToy, alguém, assim como eu, pensou que podiam tentar ressuscitar o já enterrado Dreamcast? Puro devaneio ou uma idéia um tanto interessante? Quem sabe?

Enfim, não se esqueça de comentar e deixar sua opinião.

Zeebo, Proximo Games, e outras surpresas… Com certeza 2009 promete.

By Leonardo Marinho

Leonardo Marinho é apaixonado por games, viciado em tecnologia e apreciador de todas as formas de entretenimento. Quando possível ele tenta ser gamer, manter o Deu Tilt atualizado e levar uma vida normal. Sua consciência ainda não foi afetada pelas intempéries do tempo e ele aproveita essa façanha para redigir textos coerentes para o Deu Tilt. Ele faz o que pode...