Meu primeiro dia no evento se passou sem surpressas. Tudo correu bem, apenas os problemas de sempre: Uma impressora travando, outra ficando fora da rede, computadores dando pau, entre outros. Porém o mais bizarro é que há pessoas que chegam ao cúmulo de te perguntar onde está o pingo do “i”.
Pra não dizer que não dei uma volta pela cidade, só saí do evento para almoçar. Andei por alguns minutos procurando uma boa pensão, ou qualquer lugar onde o almoço não custe o olho da cara. Acabei comendo em um pé sujo aqui por perto.
Aproveitei para dar umas voltas rápidas pela cidade. Tudo aqui é bastante calmo, há algumas lojas, um pequeno shopping, locadoras por toda parte, diversos hotéis e o Rio Paraíba do Sul, que continua sujo e fedorento. Algo que me chamou a atenção é que tudo aqui é caro. Desde a comida(R$ 12,00 por um prato) até um pacote de bala (R$2,50 por uma Halls),pelo visto o custo de vida aqui é bem elevado, ainda bem que só vou passar alguns dias. Se não tomar cuidado minha grana vai embora rapidinho. Enfim como não dispunha de muito tempo livre não havia muito o que fazer. Tive que voltar para o evento.
Saí daqui ontem quando já passavam das 23:30, foi rápido chegar ao hotel, peguei carona com uns corretores. A vida fica mais fácil dessa forma. Ainda parei em um trailer para comer um hamburguer e assistir ao finalzinho do “Por Toda Minha Vida – Tim Maia”.
Chegando no hotel as coisas melhoraram. Mudei de quarto (agora estou no número 09), dessa vez o espaço é maior, a cama mais confortável e a televisão conseguia sintonizar pelo menos meia duzia de canais. Assim consegui assistir ao Jornal da Globo. Mas o banheiro continua pequeno e exigindo manobras de mestre para se tomar banho.
Graças a mudança de quarto o barulho que me atormentou noite passada agora se foi. E Graças a Deus consegui dormir por algumas horas.
Segundo o gerente do Hotel está pra chegar uma caravana e eles já tem mais de 20 quartos reservados para hoje a noite. Para evitar surpresaas e garantir meu sossego já reservei o quarto número 09.
Enquanto escrevo estas linhas os corretores já estão chegando, os compradores também e começa o meu segundo dia nesse evento.
***
Como prometido aqui vão notícias sobre a DRU:
A DRU (Desvinculação de Receitas da União) foi aprovada com 60 votos a favor e 18 contra e vai para o segundo turno.
Para quem não sabe a DRU é uma Emenda Constitucional que permite que o governo desvincule 20% de todos os impostos e contribuições federais para formar uma fonte de recursos.
Mas fonte de recursos para que? Você pergunta. E eu respondo: O orçamento Geral da União cresceu muito nos últimos anos (de 2000 para 2007 foi 63%), o que levou a União a se endividar para pagar as despesas obrigatórias, tais como pagamentos de pessoal e benefícios previdenciários. Mas a União notou que ainda dispunha de recursos sobrando em outros itens. Por isso foi criado o DRU, para assegurar que 20% de todos esses recursos fossem desvinculados e formassem uma “reserva”.
Entendeu agora?
***
E atenção, a CPMF pode voltar! É isso mesmo. Em discurso no plenário ontem (14/12) o senador Paulo Paim disse que caso o governo reapresente ao Congresso uma proposta para que 100% dos recursos arrecadados pela CPMF sejam destinados a saúde, teria o apoio de mais de 50 senadores, o suficiente para ter a CPMF aprovada. Além disso a proposta deverá apresentar uma redução anual da alíquota e isenção para quem ganha até R$ 2.800,00 mensais entre outras medidas.
Difícil é saber se o governo irá apresentar tal proposta, já que há tempos o dinheiro arrecadado pela CPMF vem sendo usado para outros fins.
***
Amanhã é domingo, meu último dia aqui em Resende. Se Deus quiser vou embora a noite, assim que o evento terminar e devo chegar ao Rio já de madrugada. Prometo que pela manhã posto como foi meu segundo dia.
Abraços!